-
Arquitetos: MAB3 Arquitetura
- Área: 335 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Art Steel, Belcolore, Botteh, Colormix, Cremme, Dpot, Emporium cortinas, Fanucchi, Firma Casa, Itaarte, La Novitá, Loja Teo, Luminária, Líder Interiores, MOA, Madecor, Micasa, Nani Chinellato, OBRA FÁCIL, Olho Interni, +6
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com filhos saindo de casa, o casal de moradores queria modernizar o apartamento onde moravam, para ter mais lugares para receber, já que a família está crescendo e também aumentar a suíte master, incorporando uma saleta íntima, um quarto e um banheiro ao espaço privado deles.
Um grande desafio foi fazer a reforma por partes, porque os clientes não puderam deixar o apartamento para a obra acontecer! A cada vez, um ambiente era isolado e a reforma completa era feita antes de passar para o próximo. A grande necessidade era uma maior integração dos ambientes, espaços bem amplos, minimalistas e muitos lugares para receber confortavelmente visitas. Para isso, a área social foi integrada e, com foco em aproveitar a maior extensão possível, aparadores e uma mesa de jantar de 14 lugares foram desenhados de forma personalizada.
Também foi projetado um layout com sofás bem grandes e integrados, banco e poltronas e duas mesas de centro para receber a família. Sempre pensando na amplitude, a divisa da área social foi redefinida, com a integração de varanda e sala de jantar com o living, eliminando os desníveis para criar uma linha reta que ajuda nessa sensação. Tirando partido das máquinas de ar condicionado locadas no forro da galeria de entrada, o projeto criou uma galeria revestida em madeira, que dá nome ao projeto, e cria esse elemento marcante de entrada que é visto de toda a área social.
Na galeria, estão mimetizadas as portas da área íntima, de entrada, do lavabo, da cozinha e do bar, além do painel do home. Toda a área social tem piso de limestone, que aparece também no tampo da mesa de jantar e do aparador lateral. A escolha do mobiliário foi feita com muita cautela para manter a sofisticação e sobriedade do apartamento. Os tecidos todos são neutros: linho cru para os sofás, camurça fendi para as poltronas, tecido fendi para as cadeiras do jantar e couro caramelo para o banco e cadeiras da mesa redonda.
Destaque ainda para a lareira na sala de TV, no móvel em madeira tingida. Passando para a área íntima, o primeiro espaço pode ser usado como brinquedoteca, com uma escrivaninha em altura de 50cm em laca azul e armários baixos para armazenar os brinquedos, ou como saleta íntima, com um futon profundo com almofadões de encosto e TV encaixada na marcenaria. As paredes desse cômodo e a parte superior da marcenaria foram revestidas com papel de parede com textura de linho para trazer mais aconchego.
A suíte master, após a integração que o casal queria, ficou com área total de 98m². O senhor e a senhora ganharam closets e banheiros individuais, todos na mesma linha minimalista do apartamento. O resultado? Um apartamento extremamente sóbrio, tanto na arquitetura quanto na decoração, com poucos elementos, pouca cor, mas muito design e muita sofisticação. Espaços amplos e marcenarias bem encaixadas, emoldurados por uma vista deslumbrante de São Paulo no 34º andar.